O que você precisa saber sobre a Audição e a Surdez

O que é a Audição e como ela se processa?

A Audição é um dos mais importantes dos nossos cinco sentidos. Ela consiste na captação dos sons externos pelos nossos ouvidos, que transformam o estímulo sonoro em estímulo elétrico. Este estímulo elétrico, através do nervo auditivo, é encaminhado para áreas específicas do cérebro, que vai analisá-lo para nosso entendimento.

E a Surdez? Quais os principais tipos e causas?

Surdez é a perda parcial ou total da Audição. A grande maioria das causas esta relacionada a alterações do ouvido. Podemos dividir as perdas auditivas em dois grandes grupos:

1- Surdez de Transmissão- quando as estruturas do chamado ouvido médio estão comprometidas; por exemplo perfurações de membrana timpânica ou alterações dos três ossículos do ouvido (martelo, bigorna e estribo). Geralmente são decorrentes de problemas infecciosos e inflamatórios do ouvido, as otites em geral.

2- Surdez Neuro Sensorial- neste caso o comprometimento ocorre nas estruturas do ouvido interno, no nervo auditivo e nas células nervosas. Esta surdez pode ocorrer por diferentes motivos: desde causas genéticas, já nos primeiros anos de vida, ou durante a vida, como por exemplo, por exposição exagerada a sons elevados. Frequentemente é decorrente do desgaste natural das células nervosas pelo processo de envelhecimento, é a chamada presbiacusia.

Qual é o impacto da perda auditiva e qual a importância de se procurar um médico?

Mesmo perdas auditivas não acentuadas podem ocasionar dificuldades na discriminação das palavras. É a situação em que a pessoa “ouviu mas não entendeu”. Esta dificuldade de ouvir, ou então, de compreender o que foi dito, compromete de forma severa e negativa o convívio social. Á comum a pessoa com surdez se “conformar” com esta situação e se isolar de amigos e familiares. Em idosos isto pode colaborar para o aparecimento de quadros depressivos e até distúrbios cognitivos como as demências em geral.

É fundamental a avaliação do paciente pelo médico otorrinolaringologista. Numa consulta habitual, o médico, através do exame do ouvido e de exames auditivos, poderá chegar a um diagnóstico preciso da causa da surdez e, assim, orientar a melhor forma de tratamento.

Como se pode tratar e reabilitar um paciente com Surdez?

Através do diagnóstico feito pelo médico otorrino define-se o tratamento.

Os pacientes com Surdez de Transmissão têm grandes possibilidades de recuperar a perda auditiva através de tratamentos ou por meio de cirurgias. Na Surdez Neuro Sensorial o tratamento visa reabilitar a audição por meio de próteses e aparelhos auditivos.

Os avanços da medicina, apoiada pela grande evolução dos recursos tecnológicos, permite grandes benefícios para todos os casos de surdez. Os atuais aparelhos auditivos, quando adaptados por profissionais fonoaudiólogos especializados, quase sempre são bem aceitos por todos os pacientes, inclusive os mais idosos, que acabam por adquirir uma grande melhora na sua qualidade de vida.

Como podemos cuidar de nossa audição e prevenir a perda auditiva?

Todo e qualquer problema infeccioso e inflamatório do ouvido, em qualquer idade, deve ser prontamente combatido e tratado pelo médico. A manutenção de uma “saúde auditiva” pressupõe cuidados pela vida toda. Evitar exposições prolongadas a sons mais intensos, administrar o ruído no ambiente de trabalho e controlar a intensidade do som em equipamentos sonoros, em especial os fones de ouvido, deve ser a nossa rotina.

O ouvido irá refletir nosso estado de saúde geral. Os cuidados básicos com saúde vão permitir uma vida mais saudável e uma audição mais duradoura.