Com o intuito de orientar quanto a condutas do que fazer antes de uma cirurgia e esclarecer as dúvidas mais comuns, seguem algumas orientações gerais visando reduzir o risco de complicações cirúrgicas.
- Tomar um banho próximo ao horário da ida ao hospital mas atentar para que os cabelos não estejam molhados/ úmidos. Também não usar gel nos cabelos ou qualquer outro produto, não usar hidratante corporal, cremes faciais ou maquiagem.
- Não utilizar esmalte nas unhas, principalmente os de cor escura.
- Retire adornos (brincos, piercing, anéis, pulseiras, colares, etc.) antes de ir para o hospital.
- Não esquecer de levar para o hospital no dia da internação: documentos pessoais, carteirinha do convênio e todos os exames pré operatórios.
- É necessário jejum de sólidos e líquidos de no mínimo 8 horas antes da cirurgia.
- Chegue com 2 horas de antecedência do horário agendado do procedimento.
- Em caso de uso de drogas ilícitas (cocaína, maconha, e outras) é obrigatória a suspensão do uso 15 dias antes do procedimento.
- Se apresentar sintomas como tosse prolongada, diarreia, vômito, febre ou qualquer outro sintoma sugestivo de gripe ou resfriado é mandatório que o médico seja comunicado para melhor condução do caso.
- Se for diabético é indicado que se suspenda a medicação no dia da cirurgia.
- Em caso de hipertensão (pressão alta) a medicação deve ser mantida no dia da cirurgia e ingerir os comprimidos com no máximo 50 ml de água logo que acordar.
- O uso de medicamentos anticoagulantes (Marevan, Clexane, Clopidogrel, Gingko Biloba, AAS, Aspirina, etc.) deve ser interrompido 15 dias antes da cirurgia, em caso de dúvida comunique o médico com antecedência. Não utilize qualquer medicamento sem prescrição médica.
- No dia da cirurgia traga os nomes das medicações que faz uso habitual.
- Não é obrigatório acompanhante no dia da internação para pacientes entre 18 e 59 anos mas é necessário no momento da alta. Em caso de pacientes menores de 18 anos, maiores de 60 anos ou que necessitem de cuidados especiais é obrigatória a presença de um responsável durante todo o período de internação hospitalar, até a alta.
- Menstruação não contra indica cirurgia. Durante a internação o hospital a orientará no momento da ida para o centro cirúrgico.
- Como há possibilidade de uso de bisturi elétrico durante o procedimento cirúrgico, para sua segurança, é proibido uso de qualquer roupa ou material com metal ou nylon durante a cirurgia. Por isso apliques ou outros materiais semelhantes no cabelo devem ser removidos antes da internação.