Amígdalas e adenóide, o que saber

As amígdalas e a adenóide são a primeira linha de defesa do nosso corpo. Elas testam as bactérias e viroses que entram no corpo a partir da boca ou nariz, sob risco de se infeccionarem, para criar memória imunológica. Às vezes elas podem perder essa função sendo causa de obstrução das vias aéreas ou de infecções de repetição.

O que são amígdalas e adenoide?

As amígdalas são duas massas de tecido linfático que ficam no fundo da garganta. A adenóide é o mesmo tipo de tecido mas fica na região de rinofaringe, atrás do nariz, e não é visível ao exame da boca sendo necessários outros exames para sua avaliação.

O que afeta as amígdalas e adenoide?

Os problemas mais comuns são infecções recorrentes e aumento significativo causando obstrução de via aérea, distúrbios do sono e dificuldade na deglutição.

Abscesso periamigdaliano, amigdalite crônica e formação de caseum (massinhas brancas que se formam nas amígdalas) também afetam esses órgãos tornando-os inchados. Tumores são raros, mas podem ocorrer.

Quando devo procurar um médico?

O médico deve ser consultado quando aparecerem sintomas comuns de infecção ou aumento do tamanho das amígdalas e adenóide.

Além da história clínica e do exame físico da cabeça e pescoço, outros testes podem ser feitos:

• Coleta de cultura da garganta – teste rápido, realizado mais frequentemente em hospitais.
  • Exames de imagem como rx cavum ou nasofibroscopia para avaliar tamanho da adenóide.
  • Exames de sangue para detectar processos infecciosos como mononucleose.

Como as doenças das amígdalas e adenóide são tratadas?

Infecções bacterianas são tratadas com antibióticos. Às vezes a remoção cirúrgica das amígdalas/ adenóide é recomendada, caso haja infecções de repetição apesar da terapia com antibióticos, ou obstrução nasal e roncos, devido ao aumento no tamanho desses órgãos.

Infecções crônicas podem afetar outras áreas como a tuba auditiva (comunicação entre o nariz e o ouvido). Isso pode levar a otites de repetição e perda auditiva.

Nos adultos a possibilidade de tumores pode ser outra indicação de cirurgia.

Amigdalite e seus sintomas

• Inchaço das amígdalas.
  • Vermelhidão da região.
  • Placas amareladas/ esbranquiçadas sobre as amígdalas.
  • Voz abafada devido ao inchaço.
  • Dor / desconforto ao deglutir.
  • Aumento de gânglios no pescoço.
  • Febre.
  • Mau hálito.

Aumento da adenóide e seus sintomas

• Dificuldade em respirar pelo nariz.
  • Voz anasalada.
  • Respiração ruidosa durante o dia.
  • Infecções de ouvido de repetição.
  • Roncos.
  • Parada da respiração (apneia) durante o sono.

Como se preparar para cirurgia

Algumas orientações gerais sobre o procedimento são:

• Será submetido a anestesia geral.
  • Serão solicitados alguns exames pré operatórios.
  • Deve-se suspender uso de aspirina e medicações similares ao menos uma semana antes do procedimento (caso não seja possível deve-se conversar com o médico).
  • O jejum é de 8 horas e é absoluto, incluindo consumo de água, devido ao risco para a anestesia.
  • Após o procedimento o paciente permanece numa sala de recuperação até ser encaminhado para o quarto. Esse tempo varia de pessoa para pessoa.
  • Após a cirurgia alguns sintomas podem ocorrer e são comuns como dificuldade em deglutir, febre, náusea/vômito, dor de ouvido.

Sempre que surgir dúvida o médico deve ser consultado para esclarecimentos.