Clínica de Otorrino e Otoneuro

Categorias
Uncategorized

O que saber sobre cerume

Por que o ouvido produz cerume?

Cerume funciona como uma capa protetora para a pele do conduto auditivo. É saudável e importante a sua produção. A ausência de cera pode levar à secura da pele e coceira local.

Normalmente os condutos auditivos são auto limpantes, a cera produzida na parte mais interna do conduto migra para a parte externa do conduto. Esse cerume fica seco, esfarela e cai sem que percebamos.

O cerume NÃO é produzido na parte mais profunda do conduto auditivo (próximo à membrana timpânica), mas sim na parte mais externa do canal. Dito isso, se o paciente tem cerume bloqueando essa região mais profunda é sinal de que houve uso de hastes flexíveis para tentar “ limpar” os ouvidos ou uso de outros instrumentos que empurram a cera para próximo à membrana timpânica.

Como limpar os ouvidos?

Em circunstâncias ideais os condutos auditivos não deveriam ser limpos nunca. No entanto às vezes a limpeza se torna necessária quando há bloqueio do canal por excesso de cerume. Nessas situações o ideal é procurar um Otorrinolaringologista para proceder o exame do ouvido e, se constatado excesso de cerume, realizar a limpeza. No dia a dia pode-se limpar a orelha com pano úmido mas nunca inserir nada dentro do conduto auditivo.

Por que não posso usar hastes flexíveis para limpar a cera?

Bloqueio do conduto auditivo por cerume é uma das causas mais comuns de perda auditiva. Geralmente ele é causado quando tentamos limpar o ouvido com as hastes flexíveis. Na maioria das vezes elas empurram o cerume para o fundo com conduto causando o bloqueio do mesmo.

A orelha externa é uma parte do ouvido parecida com um funil composta do pavilhão auricular e do conduto auditivo externo (a abertura do canal que leva até a membrana timpânica). O conduto auditivo vai ficando mais estreito à medida que fica mais profundo. A pele do conduto possui glândulas especiais que produzem a cera. Esse cerume tem a função de evitar que a poeira / sujeira atinjam a membrana timpânica. Normalmente a cera se acumula um pouco, seca e então cai da orelha carregando a sujeira.

Quais são os sintomas do acúmulo de cera? 

  • Perda auditiva parcial, pode ser progressiva.
  • Zumbido, barulho no ouvido
  • Dor/ incômodo no ouvido
  • Sensação de ouvido cheio, pressão nos ouvidos.